Spalenza Pedroni

O conteúdo certo para você.

Contrate Já! Saiba Mais

A arquitetura fala sobre você

Qual a diferença entre uma casa e um lar? Qual a diferença entre um prédio comercial e uma sede institucional? A diferença é o quanto o local transmite os valores e sentimentos de quem a ocupa. Empresas ligadas a uma poderosa marca são aquelas que transpiram a identidade desta marca especiamente nos prédios onde trabalham, Coca Cola, McDonalds e Google são três bons exemplos disto. Lembre-se da última vez que foi comer em um McDonalds ou viu um caminhão de entregas da Coca Cola. O que você pensa ao parar pra analisar a decoração e projeção do prédio de um McDonalds ou a decoração de um caminhão da Coca Cola é aquela arquitetura falando com você.

A aparência de objetos inanimados é parte essencial de uma identidade visual e isso se aplica desde a embalagem do produto até o prédio onde a empresa funciona. Uma aparência feita com desleixo ou com frieza em uma padronização cinzenta e quadrada é como um “eu te amo” dito com tanta frieza que transmite o oposto de amor.

Apesar de terem sido fundadas em momentos históricos totalmente distintos e em setores diferentes a arquitetura típica de uma instalação de trabalho destas três empresas é completamente única e totalmente ligada, num princípio similar ao cordão umbilical, a marca e a identidade da empresa, à forma como ela quer ser vista por seus clientes, colaboradores e investidores.

A arquitetura falando de lar e família

Quando vamos pensar e analisar um ambiente familiar, uma casa construída para se tornar o lar de uma pessoa ou uma família o princípio se torna o mesmo. A casa de um carpinteiro carrega, em algum nível, traços da personalidade e do trabalho daquela pessoa, talvez móveis ou decorações feitas a mão pelo próprio carpinteiro. Dentro dela estes móveis personalizados podem estar embutidos nas paredes, integrando portas e gavetas de madeira com bases de alvenaria. Ali dentro você para pra admirar aquela arquitetura e a ouve lhe contar a história de como a criatividade, habilidade e recursos daquele carpinteiro moldaram a casa onde ele vive.

Uma casa sempre carrega, ou passa a carregar, traços da personalidade de quem vive nela. Mesmo que uma empresa faça duas ou mais residências padronizadas para vender, logo que os compradores passem a morar nela, após dois ou três anos elas se tornarão únicas entre si, talvez por alguma mudança no jardim, na pintura ou nos móveis na parte interna.

Agora qual diferença isso pode fazer para você, seja na sua vida pessoal e no local onde você vive e dorme ou no local onde você trabalha e se sustenta? Pense no lobby onde seus clientes aguardam para serem atendidos. Um lobby mal projetado em sua estrutura e sua iluminação pode facilmente tornar a experiência de aguardar poucos minutos um martírio para o seu cliente da mesma forma que um lobby bem projetado pode fazer a espera se tornar pouco percebida e deixar seu cliente com um humor mais leve no momento em que for ser atendido por você.

Arquitetura importa, projetar ambientes com foco na identidade da pessoa que lá vive ou trabalha tanto quanto os projetar para melhorar a experiência de quem lá é atendido.

O que a arquitetura pode falar de qualquer lugar

Qual a diferença entre uma casa e um lar? Qual a diferença entre um prédio comercial e uma sede institucional? A diferença é o quanto o local transmite os valores e sentimentos de quem a ocupa. Empresas ligadas a uma poderosa marca são aquelas que transpiram a identidade desta marca especialmente nos prédios onde trabalham, Coca Cola, McDonalds e Google são três bons exemplos disto. Lembre-se da última vez que foi comer em um McDonalds ou viu um caminhão de entregas da Coca Cola. O que você pensa ao parar pra analisar a decoração e projeção do prédio de um McDonalds ou a decoração de um caminhão da Coca Cola é aquela arquitetura falando com você.

A aparência de objetos inanimados é parte essencial de uma identidade visual e isso se aplica desde a embalagem do produto até o prédio onde a empresa funciona. Uma aparência feita com desleixo ou com frieza em uma padronização cinzenta e quadrada é como um “eu te amo” dito com tanta frieza que transmite o oposto de amor.

Apesar de terem sido fundadas em momentos históricos totalmente distintos e em setores diferentes a arquitetura típica de uma instalação de trabalho destas três empresas é completamente única e totalmente ligada, num princípio similar ao cordão umbilical, a marca e a identidade da empresa, à forma como ela quer ser vista por seus clientes, colaboradores e investidores.

Quando vamos pensar e analisar um ambiente familiar, uma casa construída para se tornar o lar de uma pessoa ou uma família o princípio se torna o mesmo. A casa de um carpinteiro carrega, em algum nível, traços da personalidade e do trabalho daquela pessoa, talvez móveis ou decorações feitas a mão pelo próprio carpinteiro. Dentro dela estes móveis personalizados podem estar embutidos nas paredes, integrando portas e gavetas de madeira com bases de alvenaria. Ali dentro você para pra admirar aquela arquitetura e a ouve lhe contar a história de como a criatividade, habilidade e recursos daquele carpinteiro moldaram a casa onde ele vive.

Uma casa sempre carrega, ou passa a carregar, traços da personalidade de quem vive nela. Mesmo que uma empresa faça duas ou mais residências padronizadas para vender, logo que os compradores passem a morar nela, após dois ou três anos elas se tornarão únicas entre si, talvez por alguma mudança no jardim, na pintura ou nos móveis na parte interna.

Como fazer a arquitetura falar a seu favor

Agora qual diferença isso pode fazer para você, seja na sua vida pessoal e no local onde você vive e dorme ou no local onde você trabalha e se sustenta? Pense no lobby onde seus clientes aguardam para serem atendidos. Um lobby mal projetado em sua estrutura e sua iluminação pode facilmente tornar a experiência de aguardar poucos minutos um martírio para o seu cliente da mesma forma que um lobby bem projetado pode fazer a espera se tornar pouco percebida e deixar seu cliente com um humor mais leve no momento em que for ser atendido por você.

Arquitetura importa, projetar ambientes com foco na identidade da pessoa que lá vive ou trabalha tanto quanto os projetar para melhorar a experiência de quem lá é atendido.

Concretizar estes conceitos exige mais do que apenas dominar a teoria, exige experiência prática com projetos, uma equipe capaz de cuidar desde a concepção do projeto até a finalização do interior e da decoração. Se você quer contar com mais de 20 anos de experiência no mercado e mais de 400 mil metros quadrados de área projetada em sua história, você pode contar com a equipe de Mariana Valentim.

Entre em contato com quem entende em nossas mídias sociais ao lado ou acesse o site e terá uma das melhores assessorias para fazer a arquitetura da sua casa ou do seu local de trabalho falar bem de você para quem importa.

No Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
"O poeta é assim: tem, para a dor e o tédio,
Um refúgio tranquilo, um suave remédio.
És tu, casta poesia, ó terra pura e santa!
Quando a alma padece, a lira exorta e canta;
E a musa que, sorrindo, os seus bálsamos verte,
Cada lágrima nossa em pérola converte."

MACHADO DE ASSIS