
A sua beleza é muito importante
Beleza importa, você pode aceitar essas duas palavras como verdade porque importa. Importa pra sua auto estima e pra forma como as pessoas te enxergam, mas qual beleza importa? São os lábios carnudos típicos da ascendência dos povos africanos ou os lábios finos da ascendência dos povos anglicanos? São corpos esguios ou voluptuosos? Assim com uma rosa, uma margarida e uma lótus são lindas, suas respectivas belezas são diferentes entre si, suas cores, caules e raízes são únicas e próprias. As diferenças entre estas e quaisquer outros tipos de flores não anulam, diminuem ou aliviam a intensidade de suas belezas, todas são genuínas e dignas de admiração.
A beleza de um ser humano não é nada diferente destas anteriores, as formas dos corpos humanos são bastante diferentes entre si em cores e curvas, mas beleza não é um molde único, são quase uma fauna própria de tipos únicos de beleza. O processo de aceitar com naturalidade essas diferenças é algo interno e externo, pessoal e social, por mais importante que seja a auto aceitação, o convívio social receptivo a diferentes tipos de beleza, no mercado de trabalho e na mídia, também tem seu lugar justamente porque ninguém deve receber dificuldades por possuir um tipo de beleza menos “popular”.
Aqui vem outra verdade, esta menos doce, alguns tipos de beleza são mais populares que outros, alguns tipos de beleza são mais comuns que outros. Quem tem uma beleza comum pode muitas vezes ter mais facilmente em se sentir parte de um todo ou não ter dificuldade alguma em achar produtos e acessórios para cuidar deste tipo próprio de beleza.
Cuidado com beleza além da aparência
As diferenças na nossa aparência são mais que apenas visuais, um cabelo crespo exige cuidados diferentes de um cabelo, mas onde vamos procurar por referências pra nos ensinar como cuidar de nossos cabelos crespos? Cabelos ondulados? Cabelos lisos? Onde vamos ver referências capazes de ensinar as cores que melhor realçam a beleza de nossas peles?
Quando vamos além de cores e cabelos para falar de formas há a realidade que pode ser difícil encontrar roupas para uma pessoa fora do que é o comum em uma determinada região. Se você é alguém assim, não se sinta menos. Para uma mulher com mais de 1,80m é fácil encontrar uma grande variedade de roupas e acessórios em determinado país, mas muito difícil em outro.
Pra ambos os casos é parte de amadurecer o saber reconhecer diferentes tipos de beleza nos seres humanos, a certeza de que aceitar uma forma de beleza extremamente diferente da sua não lhe diminui de forma alguma, trata-se apenas de aceitar que todo mundo tem um lugar no mundo, não importa o tamanho dos seus lábios, a forma do seu cabelo ou a distância entre seus pés e seus olhos.
Um jeito de tentar ajudar a enxergar isso é mostrar certas similaridades… O que tem em comum entre uma coreana de seios grandes, uma Holandesa de 1,50m e uma brasileira de 1,84m? As três têm dificuldades em encontrar roupas para si. Características diferentes da maioria podem facilmente te conectar com quem é diferente em aparência e personalidade.
A Holanda é o país com pessoas mais altas do mundo, uma mulher holandesa é, em média, tão alta quanto, em média, um homem brasileiro, nascer com uma estatura baixa lá te torna tão incomum quanto nascer alta no Brasil onde a brasileira é, em média, quase 10cm menos alta que a holandesa. Para essas pessoas não é incomum a experiência de entrar em uma loja e ter dificuldade para encontrar algo que se encaixe no seu eu, algo que expresse sua forma de se ver e ao mesmo tempo encaixe bem em seus corpos, um dilema que também é visto por pessoas de manequim plus size ou pessoas com corpos tão pequenos que são forçados a usar roupas da seção infantil.
Felizmente quando há um problema, também existem aquelas pessoas tentando o resolver, mesmo que hajam poucas estas pessoas estão lá, seja produzindo o que essas pessoas precisam para cuidar e realçar a própria beleza ou divulgando quem faz. Talvez você já seja uma dessas pessoas, talvez você não perceba como uma pessoa alta ou muito baixa e esguia passe pelo mesmo problema que uma pessoa que use o manequim plus-size, mas os apelidos estão lá, a dificuldade de achar uma roupa decente também está lá, as piadas também estão lá, mas em uma forma diferente.
Esteja com quem valoriza cada beleza
Procure essas pessoas, mesmo aquelas que não passam pelo exato mesmo problema que você passa, seja uma das pessoas que as ouve, que as vê, que as motiva a continuar trabalhando pra que uma pessoa “fora do padrão, fora do comum, fora da maioria” também tenha quem esteja publicando conteúdo pra as ensinar truques de beleza e cuidado com seus cabelos diferentes, com sua altura diferente, com seu manequim diferente.
Não precisamos ser maioria para conseguirmos cuidar de nós, preservar nossa identidade, nossa individualidade e fazer brilhar nossa própria beleza, precisamos apenas reconhecer e apoiar quem é igual a nós. Ajudar a conectar quem sabe ensinar as pessoas diferentes da maioria a se cuidar e se valorizar a quem quer aprender isto e também não precisam ser muitas pessoas ou todas as pessoas fora do padrão, apenas o suficiente para aquela pessoa ensinando não desistir e continuar, pois a persistência vale a pena quando fazemos pequenos progressos no dia a dia.
Seja esse progresso no dia a dia. Ainda não achou alguém que faça esse trabalho de ensinar quem é diferente e fora do padrão a se importar e valorizar a própria beleza? Procure, não é assim tão difícil. Você já conhece alguém que faz isso, alguém que fala e inspira quem existe fora da média, do padrão e do comum? Seja esse pequeno progresso, um singelo e sincero comentário de incentivo faz muito mais diferença do que você pode imaginar. Colocar a cara para centenas ou milhares de pessoas verem exige coragem e cobra um preço de auto dúvida. Seja esse pequeno progresso do dia a dia com um comentário de motivação ou um compartilhamento, para ajudar a levar essa voz por quem está fora do padrão, para levar para mais pessoas.
Minha parte eu farei agora, recomendando a você que conheça a Isabela Cetraro, uma mulher alta, bonita e em ascensão em sua carreira de modelo? Sim, mas também uma adulta com problemas pra encontrar sapatos que caibam em seus pés 40, uma mulher com um passado de problemas com auto aceitação por ser diferente do resto com direito a todas as piadas possíveis para quem está fora do padrão. Acima disso, alguém que diverte usando esses problemas do amadurecimento pra lembrar quem sofre com eles como fazem parte e são necessários pra entendermos a nós mesmos e como nos encaixamos no mundo.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Categorias
"O poeta é assim: tem, para a dor e o tédio, Um refúgio tranquilo, um suave remédio. És tu, casta poesia, ó terra pura e santa! Quando a alma padece, a lira exorta e canta; E a musa que, sorrindo, os seus bálsamos verte, Cada lágrima nossa em pérola converte." MACHADO DE ASSIS
No Responses