
Paradoxo Stockdale não é um paradoxo
“Encare a realidade nua e crua, mas nunca perca a esperança”, estas palavras foram usadas por Jim Collins para resumir a lição dada pelo oficial James Stockdale sobre seu período como prisioneiro na guerra do Vietnã. Desta experiência de sobrevivência surgiu o paradoxo Stockdale.
Anos de cativeiro em um período de guerra podem ser capazes de enlouquecer um ser humano, este inclusive foi o caso de muitos companheiros de cárcere do oficial Stockdale. De acordo com o depoimento de James os prisioneiros mais otimistas eram os alvos mais fáceis para a desilusão e a consequente loucura. Aqueles mais ansiosos e cegamente confiantes de que o resgate chegaria logo eram os mais suscetíveis a decepção e depressão.
A conclusão de James para manter sua sanidade, ao mesmo tempo em que preservaria sua convicção e preparo para um eventual resgate, foi de que qualquer esperança deveria ser baseada exclusivamente nos fatos ao seu redor, por mais pessimistas que pudessem ser. Para um oficial dos EUA no meio da guerra do Vietnã, onde o exército americano estava perdido em meio à selva, as chances de resgate eram mínimas e o panorama geral bastante pessimista.
Por estes motivos a lição de Stockdale tem sido chamada de paradoxo, já que encarar a realidade nua e crua tende a ser o modo mais rápido de perder as esperanças e chegar a desmotivação e o pessimismo,
A realidade e a ilusão do paradoxo

Quando descreveu seus colegas de cárcere o vice almirante dividiu entre os pessimistas e os otimistas. Os pessimistas entravam com psicológico destruído e quando os sofrimentos da prisão aumentavam eram os primeiros a quebrar. Os otimistas por outro lado mantinham alguma motivação e propósito baseado na ilusão de um resgate rápido, mas quando o resgate rápido não chegava os otimistas caíam numa situação até pior do que os pessimistas.
Tanto os otimistas quanto os pessimistas sofriam de um problema parecido, ilusões os desconectando da realidade. Os otimistas caiam na ilusão popular de que tudo irá suave e facilmente acabar bem, é a ilusão mais fácil de seduzir uma pessoa e a que mais desaponta. Os pessimistas por outro lado caem na ilusão de que tudo dará errado e resistir é inútil, o problema deste é como leva facilmente a ações extremas e definitivas.
Este contexto não se encaixa com o conceito de paradoxo como uma contradição lógica já que esperança, como algo diferente de ilusão, exige uma análise lógica, nua e crua da realidade.
Fuja de ilusões para ter esperança
Para haver esperança real é necessário enxergar a realidade nua e crua. Construir em si um sentimento similar a esperança sem a análise nua e crua da realidade é se iludir; e independente de fazer de propósito ou acidentalmente o resultado será o mesmo: decepção e uma nova sensação de derrota além do problema sendo enfrentado. No caso do próprio Vice Almirante Stockdale, os otimistas para sobreviver precisavam enfrentar além do sofrimento do cárcere e da guerra, o sofrimento das expectativas quebradas por ilusões cegamente otimistas.
Analise sua realidade da forma mais nua e crua possível sempre que necessário, apenas ai a esperança de superar os dilemas de crescimento da vida será genuinamente capaz de lhe fortalecer. Para Stockdale o “paradoxo” gerava como conclusão uma fé inabalável de que as coisas dariam certo no fim, no caso dele de que a guerra eventualmente acabaria e se ele fosse capaz de sobreviver até lá ele voltaria para casa.
Dentro da realidade do dia a dia geralmente o que podemos fazer em momentos de sofrimento é analisar friamente a realidade e fazer o possível para sobreviver a crises de ansiedade ou quedas nas vendas. Uma vez que você consegue sobreviver, é capaz de se preparar para oportunidades de superar o problema por completo.
Gostou do conteúdo? Leia mais dos textos de opinião.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Categorias
"O poeta é assim: tem, para a dor e o tédio, Um refúgio tranquilo, um suave remédio. És tu, casta poesia, ó terra pura e santa! Quando a alma padece, a lira exorta e canta; E a musa que, sorrindo, os seus bálsamos verte, Cada lágrima nossa em pérola converte." MACHADO DE ASSIS
One Response
Great blog here! great article 301938077